(021) 3586-5175      contato@fabianoleal.com.br    |   

O que é fototerapia?

O que é

A fototerapia, como o próprio nome sugere, é uma terapia com luzes artificiais que podem estimular ou inibir a atividade celular. Esse tratamento é muito utilizado para combater doenças como psoríase, vitiligo, tipos de eczema (alergias), linfoma cutâneo, esclerodermia, líquen plano, urticária, etc.

 

Como funciona?

Funciona assim: a área afetada é exposta à luz por um tempo predeterminado enquanto os olhos do paciente são protegidos com uma espécie de tapa-olho durante todo o processo. O procedimento é feito com um aparelho que emite raios ultravioletas cuja ação anti-inflamatória e imunossupressora interfere na produção de células nessas regiões específicas da pele.

Quais são as orientações?

Dependendo de cada caso, o dermatologista pode indicar o número de sessões necessárias - considerando, claro, as contraindicações para mulheres grávidas; albinos; portadores de lúpus eritematoso, catarata e pênfigo; além de pessoas com histórico de câncer.

Vale reforçar que a fototerapia só deve ser feita com indicação médica, cumprindo as orientações de acordo com o número de sessões e com o tempo que cada tipo de pele exige - só assim o método é considerado seguro. O profissional pode utilizar a fototerapia sozinha ou associada a outros medicamentos com o objetivo de diminuir o tempo de exposição do paciente.

Converse com seu médico!

Fonte: SBDRJ

06 de Agosto de 2020